18 de jun. de 2011

UBUNTU

Recebi este texto por e-mail,. da minha amiga Revª. Lilian Linhares, lá do agreste pernambucano. Repasso para vocês. Não sei quem é o autor do texto, pois a Lilian o mandou como anexo.

diverA jornalista e filósofa Lia Diskin, no Festival Mundial da Paz, em Florianópolis (2006), nos presenteou com um caso de uma tribo na África chamada Ubuntu.

Ela  contou que um antropólogo estava estudando os usos e costumes da tribo e, quando  terminou seu trabalho, teve que esperar pelo transporte que o levaria até o aeroporto de volta pra casa. Sobrava muito tempo, mas ele não queria catequizar os membros da tribo; então, propôs uma brincadeira pras crianças, que achou ser inofensiva.

Comprou uma porção de doces e guloseimas na cidade, botou tudo num cesto bem bonito com laço de fita e tudo e colocou debaixo de uma árvore. Aí ele  chamou as crianças e combinou que quando ele dissesse "já!", elas deveriam sair correndo até o cesto, e a que chegasse primeiro ganharia todos os doces que estavam lá dentro.
As crianças se posicionaram na linha demarcatória que ele desenhou no chão e esperaram pelo sinal combinado. Quando ele disse "Já!", instantaneamente todas   as crianças se deram as mãos e saíram correndo em direção à árvore com o cesto. Chegando lá, começaram a distribuir os doces entre si e a comerem felizes.
O antropólogo foi ao encontro delas e perguntou porque elas tinham ido todas juntas se uma só poderia ficar com tudo que havia no cesto e, assim, ganhar muito mais doces.

Elas simplesmente responderam: "Ubuntu, tio. Como uma de nós  poderia ficar feliz se todas as outras estivessem tristes?" Ele ficou desconcertado! Meses e meses trabalhando nisso, estudando a tribo, e ainda  não havia compreendido, de verdade,a essência daquele povo. Ou jamais teria proposto uma competição, certo?

Ubuntu significa: "Sou quem sou, porque somos todos nós!" Atente para o detalhe: porque SOMOS, não pelo que temos... 

Meu comentário:

Tem gente que acha que povos assim precisam ser evangelizados, e gastam muitos milhares de dólares para enviar “missionários” que acabam liquidando com uma cultura em nome do “Evangelho de Cristo”, que se confunde com a cultura ocidental dita cristã… que pena!

Você conhece alguma igreja que seja Ubuntu? alguma comunidade que viva tal senso de solidariedade? devíamos chamar as crianças desse povo africano para vir evangelizar-nos…

PS.: Não é atoa que um software para usar o Linux com melhor performance também se chama Ubuntu…

===/===

4 comentários:

  1. Caetano, que texto maravilhoso! E que comentário fantástico que vc fêz. Parabéns, é a mais pura verdade. Eu amei. Tenho orgulho de ser teu amigo, e muito mais ainda de ter sido seu aluno. Vc é um grande Mestre.
    Paz e Bem!!!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo comentário!e pelo elogio; não exagere...

    ResponderExcluir
  3. Senhor Padre, nem sei o que dizer da
    experiência vivida por êsse antropólogo, mas
    realmente, ainda não vi nenhuma igreja, comunidade viver com o exemplo do povo UBUNTU
    obrigada por nos dar a conhecer essa história!

    ResponderExcluir
  4. Caetano, Vitória tem saudades do seu bom humôr, visão sadia e práticavel do cristianismo. forte abraço. Valvico

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentário.
Ele será submetido à avaliação, e se aprovado, será postado.
Este não é um blog de debates ou discussões, mas de reflexão.