29 de mar. de 2014

Civilização da Idiotice (um desabafo politicamente incorreto, graças a Deus, sem qualquer prudência literária!)

Estado idiotizadorGrande parte da população ocidental (não tenho conhecimento ou experiência suficiente para analisar a população oriental)  é composta por gente idiota, pessoas que agem sem pensar; que, pela ignorância induzida, se deixam levar pelas mais vergonhosas formas de publicidade, convencidas, por exemplo, que precisam comprar o último modelo de um simples telefone celular (que na verdade é muita coisa junta, inclusive telefone) para serem reconhecidas e respeitadas pelas outras pessoas idiotas que, por isso mesmo, debocham e manifestam seu desgosto porque alguém não tem o último modelo… que, até então não lhes fazia falta e realmente não lhes faz falta a não ser para ficarem “por dentro”… ou seja serem reconhecidas e acolhidas pelas outras pessoas  como “normal”, “atual”, “moderno”, “in”, … essas babaquices todas!

A economia capitalista necessita do consumo para crescer; o consumo, para se manter crescente e cada vez mais produtor de riqueza (que não é distribuída, mas acumulada por poucos), necessita de produtos que durem pouco, porque afinal a quantidade de consumidores não é infinita… ou seja, o mercado precisa que a gente re-consuma as coisas para se manter ativo… e por isso inventa necessidades que não temos para que pensemos que as temos (para isso serve a publicidade indutora de “valores de felicidade”) e com isso, consumir aquilo que nos convencem ser realmente necessário para sermos felizes! É mais ou menos isso que se chama “realidade líquida” (cf. Bauman).

A massa idiota se encanta com as “novas” tecnologias, que se apresentam no mercado como surgidas de forma mágica, do nada, massa muito admirada com a capacidade científica do Império… Na verdade, quando uma “nova” tecnologia surge no mercado, ela já está ultrapassada e com prazo contado para durar (hoje em dia, algo em torno de seis meses no máximo). 

Por exemplo, a NASA colocou os primeiros astronautas na Lua no início dos anos 60 do século passado, e isso foi possível porque já estava disponível (secretamente) uma tecnologia computacional em máquinas de tamanho reduzido, ou seja, um possante computador com a incrível capacidade de 16 Kb  que cabia nos menos de 10 m2 das cabines das naves espaciais das séries Mercury e Apolo1. Ou seja, o micro-computador, que só chegou ao mercado cerca de 30 anos depois, já existia quando se tornou consumível. Não chegou antes porque era considerado tecnologia militar e a Guerra Fria comia solta (os soviéticos, aliás, tinham uma tecnologia computacional muito avançada também, e não mandaram homens à Lua porque seus robôs eram muito mais eficazes, conseguiam pousar em terra firme e no ponto determinado previamente; além disso, conseguiram pousar em Vênus, onde os americanos quase sempre falharam). 

Nos anos 90 os Computadores Pessoais (PC’s, já que a gente adora anglicismos) duravam alguns anos; hoje a cada ano, no máximo, se tornam obsoletos, estão cada vez mais reduzidos e com maior capacidade (simplesmente para facilitar a interface humana, não para processar os dados). Caíram na gandaia do mercado… e lá vai a massa idiota consumir…

Uma das afirmações do tipo “auto ajuda imbecil” que se partilha e re-partilha aos milhares nas redes sociais (na verdade, o consumo de banalidades que gera milhões de dólares para a dita “indústria da informação”) é a afirmação de que somos responsáveis pelas nossas escolhas… e sofremos as consequências delas! Isso é totalmente idiota! Simplesmente porque, na maioria das vezes não temos escolha ou somos enganados, levados pelas mais sutis formas de indução e controle externo da vontade pessoal…

É fácil dizer que se fez escolha errada quando, na verdade, não havia escola pública de qualidade para que o pai pobre pudesse matricular seu filho; que opção ele tinha? Tanto que o Governo, para aliviar a consciência do Estado, cria normas imbecilizantes como aprovação compulsória nas escolas, quotas na Universidade para estudantes da rede pública e outros paternalismos que impedem o desenvolvimento de uma massa crítica na sociedade e de uma consciência cidadã.

Essa é a sutil maneira encontrada pelo “sistema de dominação” para nos manter na permanente sensação de culpa pelas mazelas que acontecem em nossas vidas e na própria sociedade, e aliviar-nos com o consumo de coisas realmente das quais não precisamos. 

A Culpa, aliás, tem sido a base da cultura ocidental devido à nossa herança trágica do mundo judaico-cristão utilizada de forma muito esperta pelas elites dominantes desde o Império Romano dito cristianizado (a famosa “cristandade”, ou seja, cristianismo de massa, e como tudo que é massa, plenamente maleável e ajustado, sem vontade própria). Sentindo-se culpado pela própria impossibilidade de viver com dignidade, o sujeito fica cego para a baderna política do toma-lá-dá-cá, e fica retido em um curral eleitoral com medo de perder as benesses do paternalismo estatal!

Pão e Circo era o esquema do Império Romano… hoje, o circo é eletrônico, o pão está envenenado pela indústria alimentícia  e é pouco! 

A culpa é sua por ter escolhido nascer; tá reclamando do quê?

Nota de Rodapé:
1 Note Bem: você acha que os astronautas eram capazes de pilotar uma nave, como se fosse um avião, movida à gravidade? a complexidade dos cálculos necessários e a velocidade que devem de ser feitos para conduzir a navegação adequadamente, estão além da velocidade de processamento do cérebro humano. Tanto que cada nave levava dois computadores exatamente iguais para em caso de pane em um, o outro continuar pilotando a nave em contato via rádio com os computadores em Huston.
===/===

9 comentários:

  1. Obrigada, professor por compartilhar. Melhor ainda é saber que continua na ativa!!! Joquebede Moura - Pedagogia AEUDF/1997

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Joquebede! Bom receber esse bilhete seu. Espero que esteja tudo bem com vcs! Paz e Bem!

      Excluir
  2. Não encontramos textos desse "nipe" circulando por ai... Uma verdadeira aula de Sociologia. Quando penso em desistir, lembro-me que existem pessoas como você. Obrigado pela partilha, caro Rev. Caetano.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns por esse texto politicamente incorreto, Mestre. Você é o cara que sempre me incentiva, através da sua inteligência e por ser politicamente incorreto. Sempre que tento escrever um texto, me inspiro em você e sempre me pergunto: -"Será que o Caetano vai ler? E se ler, o que será que ele vai pensar desse texto?" Fico feliz quando vejo que você o recomenda no Google+. Sinal de que aprovou o tal texto. Continue assim: Irreverente, politicamente incorreto, audacioso, intrépido, corajoso, sem medo de escrever verdades e reflexões coerentes, como essa. Sei que você não é chegado à elogios e muito menos bajulações. As bajulações realmente são dispensáveis, mas dos elogios (como esses e os outros aqui deixados pelos seus amigos, ex-alunos e fãs), você é merecedor. Também sei que você não tem a pretensão de ser o herói de ninguém, mas como você não pode controlar isso, você é realmente um herói para mim. Quando escrevi "ex-alunos", foi somente uma força de expressão, poque você, assim como o Calvani, não têm ex-alunos. Seremos seu alunos para sempre, visto que vocês estão sempre ensinando, e nós, sempre aprendendo com vocês. Um grande abraço! Vou recomendar em todas as redes sociais!

    ResponderExcluir
  4. BOM MEU NOBRE LUIZ CAETANO, DEPOIS DE ALGUM TEMPO SEM PASSAR POR AQUI ESTOU DE VOLTA.
    MAS É ISSO QUE AS CORRERIAS DA VIDA FAZEM COM A GENTE. BOM COMO SEMPRE O SENHOR CONTINUA SURPREENDENDO COM SUAS PUBLICAÇÕES GOSTO MUITO DE LE-LAS E CONFESSO QUE COPIO E COLO ALGUMAS EM MEU BLOG POREM SEMPRE COLOCO O AUTOR.....QUE DEUS CONTINUE ABRINDO SUA MENTE E TE ABENÇOADO .....TENHA UM BOM DIA.

    ResponderExcluir
  5. Não há de que, Mestre!
    É uma honra interagir contigo, ler os seus texto, refletir e aprender contigo, sempre.

    ResponderExcluir
  6. Fico admirada que o senhor escreveu isso há quase 20 anos! Nada mudous, nesse sentido; pelo contrário, tudo confirtma que o senhor tem palavras proféticas. Fui sua paroquiana, há mais 30 anos! e desde aquele tempo, nossa congregação percebia que o senhor não tem papas na línga, tem a coragem de ser sincero em suas afirmações e não faz bajulações. Muito obrigada, reverendo. Vejo que o blog está sendo reformulado (estou certa?), mas é preciso que o senhor escreva mais, cmo fazia antes.
    Um forte abraço e saudades.
    Luciana.

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentário.
Ele será submetido à avaliação, e se aprovado, será postado.
Este não é um blog de debates ou discussões, mas de reflexão.